Dúvidas Frequentes

  • Deixo os produtos descongelarem antes de assar?

Não. Antes de retirar os produtos do freezer, aqueça o forno em temperatura máxima (ou em cerca de 200 graus) por cerca de 10 minutos. Então coloque a temperatura do forno naquela recomendada para o assamento do produto, retire os congelados do freezer, coloque-os em uma bandeja e insira-os no forno pelo tempo recomendado.

  • Posso assar algum destes produtos em forno micro-ondas?

Não. Para uso caseiro, todos os produtos deste site devem ser assados em forno elétrico ou forno a gás; para uso em padaria, podem ser assados em fornos industriais de lastro (base de pedra) ou turbo. No site há mais informações sobre as especificidades de cada produto. 

  • Qual a temperatura correta para o assamento destes produtos?

Cada produto tem uma temperatura recomendada para obtenção de um assamento ótimo. No site há informações das temperaturas indicadas para todos os produtos.

  • Posso assar quaisquer biscoitos juntos, numa mesma fornada?

Você tem de se ater às temperaturas recomendadas. Aqueles que requerem as mesmas temperaturas podem ser assados juntos. O ideal é assar cada produto separadamente, dessa forma você consegue otimizar e obter um excelente assamento para cada um deles. Recomendamos assar os pães de queijo separados dos demais. Mas pode assá-los junto com os biscoitos de queijo, os palitos de queijo, o gauchito, o mineirico e o biscoito francês. As broas doces e temperadas podem ser assadas juntas, mas em separado dos demais biscoitos do site, pois requerem temperaturas mais baixas.

  • O tempo de assamento recomendado no site para cada produto é definitivo e garante a obtenção de um assamento ótimo?

Não. Aqueles tempos são recomendações aproximadas, pois cada forno tem uma regulagem diferente e às vezes é difícil saber a temperatura exata. Uma boa recomendação é acompanhar visualmente os produtos em assamento através do vidro da porta do forno. Quando os biscoitos começarem a dourar, pode retirar do forno.

  • Assei o pão de queijo deste site; não ficou redondinho mas cresceu para cima, formando um "morrinho". Porque ocorreu isso?

Isso ocorreu porque a temperatura de assamento estava superior à recomendada, talvez o forno usado esteja desregulado. Reduza sua temperatura e terá um pão de queijo redondinho, muito bonito.

  • Assei o pão de queijo e ele rachou. O produto tinha algum problema?

Não. A temperatura usada estava muito acima da recomendada, o que fez o produto crescer muito rápido e rachar. Apesar da aparência, ele continua exatamente com a mesma qualidade e sabor. Da próxima vez asse numa temperatura menor.

  • A broa doce depois de assada ficou bem vermelha e meio tostada por fora, mas estava crua por dentro. O que ocorreu?

Você assou com temperatura superior à necessária. Nossa broa doce é de fubá legítimo, por isso exige temperaturas mais baixas. Verifique se o forno está regulado. Temperatura média 150º - Tempo aproximado 45 minutos.

  • O palito de queijo ficou muito "duro" logo após o assamento. Duas horas depois parecia um pedaço de pau. O que ocorreu?

Você usou temperatura acima da recomendada ou deixou passar o tempo ótimo de assamento. A dica para achar o ponto ótimo de assamento é: ao quebrar o palito assado, as 2 partes não podem se desgrudar inteiramente, mas ficar penduradas uma na outra, através das ligas do queijo do palito. Nestas condições, o palito de queijo permanece macio por horas.

  • Por quanto tempo posso manter armazenado os produtos deste site?

Se mantidos sempre em freezer, nas temperaturas de armazenamento recomendadas, dentro de suas respectivas embalagens, os produtos poderão ficar estocados por até 6 meses.

  • Qual a melhor maneira de armazenar os produtos deste site, antes e depois de abrir as embalagens?

Recomenda-se não armazenar estes produtos juntos ou muito próximos de presuntados, carnes, gorduras, etc, pois os cheiros passam para os biscoitos. Em contrapartida, nossos produtos aceitam muito bem a companhia de sucos, polpas, gelos e sorvetes. Após abrir uma embalagem e usar parte de seu conteúdo, não armazene a embalagem aberta; amarre sua boca com o próprio plástico recortado para abrir a embalagem. A embalagem aberta possibilita a passagem de bactérias de outros produtos estocados juntos, por isso é necessário dar um bom laço.

  • Assei uma quantidade dos biscoitos indicados no site mas eles ficaram duros algumas horas após o assamento. Por quanto tempo, em média, os biscoitos assados permanecem macios?

Depende da forma como os produtos foram armazenados após assados. Se os produtos assados ficarem numa vasilha aberta e estiverem submetidos a temperaturas ambientes mais quentes ou se ficarem próximos a alguma ventilação, eles ficarão duros mais rápido. Recomenda-se armazenar estes produtos em embalagens plásticas com tampa, assim permanecerão macios por horas (até 24h depois de assados).

  • Biscoitos assados não consumidos podem ser congelados?

Sim, podem ser congelados. Quando quiser consumir os produtos assados congelados, retire a quantidade desejada e descongele em forno elétrico ou a gás (mais recomendado - nestes casos os produtos permanecem macios por um bom tempo) ou mesmo forno micro-ondas (neste caso deve consumir rápido pois pode endurecer rapidamente).

  • As broas depois de assadas devem ser consumidas rapidamente?

Não. Nossas Broas doce, após assadas, podem ser consumidas em até 4 dias após o assamento, se armazenadas em vasilhas com tampa. Recomenda-se que as broas temperadas sejam consumidas em 12h.